Biografia

Quem é o nosso vereador?

Matheus de Oliveira Pinto, popularmente conhecido como Matheus Mafepi, nasceu no dia 20 de novembro de 1989 na maternidade da Santa Casa de Misericórdia – Hospital São Vicente, em São José do Rio Pardo/SP. Da mesma maneira como milhares de rio-pardenses, ele veio ao mundo pelas mãos fortes e competentes do Dr. Marcos Pereira de Lima, acompanhado pelo igualmente competente Dr. Gastão Roberto da Cunha, dois médicos muito respeitados e conhecidos na cidade. Logo em seus primeiros dias de vida, seus pais já perceberam que seria um menino levado e de personalidade forte. Passou por quase todas as escolas infantis da cidade e, quando o seu ponto de vista não era considerado, exigia o máximo dos professores e diretores, mas pelas mãos da diretora de escola Ana Maria, esposa do Dr. Marcos Pereira de Lima, ele passou a ver e entender as coisas diferentes de seu ponto de vista e respeitá-las.

Com apenas 3 anos, Mafepi já participava de eventos da ASSOMM, um clube de “passarinheiros” de São José do Rio Pardo e região. Desde muito cedo ele desenvolveu um grande amor e apreço pelos animais, até que, em 1999, com somente 10 anos de idade, seu pai abriu um negócio para que Mafepi pudesse dedicar parte do seu dia a cuidar de cães, gatos e outros bichos. Era o Kantinho do Kriador, um negócio de família que ele assumiu quando atingiu a maioridade e só encerrou suas atividades quando foi eleito o vereador e decidiu dedicar-se integralmente à população da cidade que ama.

No ano em que o Kantinho do Kriador foi inaugurado, Matheus acompanhou a construção da Praça do Criador em frente a sua antiga loja na avenida José Bertocco, no bairro Santa Tereza. No ano 2000 começaram os eventos do Kantinho do Kriador com os campeonatos, exposições e desfiles de cães, com destaque para os campeonatos Dirceu Chiconello, Mário Zanatta e Frederico Primini, todos realizados na Praça do Criador, livres de despesas para os participantes. Matheus era quem sempre estava à frente das organizações e participava ativamente de tudo. Motivado por seus ideais e pela maneira como sempre viveu, Mafepi escolheu cursar Biologia na FEUC, a Faculdade Euclides da Cunha, em sua terra natal. Isso proporcionou a ele oportunidades maravilhosas de se relacionar com grande parte das escolas locais e até da região, ministrando palestras aos alunos, versando sobre o meio ambiente e levando de carona o Hector, seu exemplar de jibóia amazônica.

Jovem de visão, Matheus investiu na divulgação do Kantinho do Kriador pela internet desde que a rede começou a se popularizar, saindo na frente de seus concorrentes e conquistando um grande número de seguidores nas redes sociais alguns anos depois. Iniciativa é uma de suas maiores qualidades. Quando passou a liderar vários movimentos estudantis e eventos, tornando-se promoter de várias casas, empresas e festas, foi convidado para se filiar a um partido político, o Partido Verde. Mafepi aceitou de imediato, pois o PV possui princípios e conceitos ideológicos semelhantes aos que ele sempre defendeu. “Ele é muito novo para assumir esta grande responsabilidade”, era o que diziam muitas pessoas próximas a ele, inclusive alguns familiares, quando cogitou-se sua candidatura a vereador. Mas, depois de muita conversa, todos concordaram e apoiaram, afinal de contas, este não seria o primeiro desafio precoce na vida de Matheus Mafepi.

Em pouco tempo ganhou notoriedade dentro do partido e, em 2012, disputou uma das cadeiras da Câmara Municipal aos 22 anos de idade. Mafepi foi eleito, com 817 votos, o vereador mais jovem da história de São José do Rio Pardo, sendo o quarto mais votado naquele ano. Um resultado que surpreendeu a todos, principalmente os analistas de política do município. Em 2016, Matheus Mafepi foi reeleito vereador, tendo recebido 1250 votos nas eleições. No dia 1 de janeiro de 2017, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo, com mandato vigente durante o biênio 2017-2018. Desde o início de suas atividades como vereador, mantém uma linha de trabalho pautada pela honestidade, transparência e confiança da população. Dedicando integralmente seus dias e sua vida a serviço de São José do Rio Pardo, Mafepi acredita que trabalhando arduamente irá contribuir para que todos possamos viver em uma cidade melhor, mais justa e que ofereça oportunidades para todos aqueles que a amam e têm o desejo de vê-la desenvolvida e progredindo sempre.

Deixe uma resposta